Avaliação Psicológica

Curso Formação em Avaliação Psicológica Infantil (120h)

O curso será distribuído em 12 módulos, composto por diferentes temas sobre avaliação psicológica de crianças e adolescentes, incluindo aspectos éticos, resoluções do CFP, entrevistas, instrumentos mais utilizados e explorar a avaliaç&ati...

  • Modalidade : EAD
  • Certificado : 120H
Curso Formação em Avaliação Psicológica Infantil (120h)

Curso de Formação em Avaliação Psicológica Infantil (120h)

Curso de Avaliação Psicológica Infantil: Transforme sua Prática com Crianças e Adolescentes! 
Se você é psicólogo ou estudante de psicologia e busca aprimorar suas habilidades em avaliação psicológica, este curso é feito sob medida para você! Com uma abordagem prática e teórica, o Curso de Avaliação Psicológica Infantil traz os fundamentos necessários para uma atuação profissional ética, assertiva e baseada em evidências.
Composto por 12 módulos detalhados e estruturados, o curso abrange os principais temas da avaliação psicológica de crianças e adolescentes, desde os primeiros passos até a elaboração de laudos e devolutivas. Serão disponibilizados materiais complementares, como escalas livres, entrevista editável em word, artigos, Resoluções CFP, modelo de laudo e atestado editável em word.
O que você vai aprender?  (resumo de alguns conteúdos)
Aspectos éticos e legais na avaliação infantil: Compreensão das resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Cuidados éticos ao trabalhar com crianças.
Aprofundamento na entrevista psicológica: Como conduzir entrevistas com crianças, adolescentes e seus responsáveis. Estratégias para criar um ambiente acolhedor e confiável.
Instrumentos mais utilizados: Apresentação e prática com testes psicológicos validados e específicos para essa faixa etária. Discussão sobre escalas, questionários e métodos projetivos.
Desafios e particularidades da avaliação infantil: Entendendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Identificando sinais de transtornos psicológicos ou dificuldades de aprendizagem.
Avaliação psicológica na prática: Estudos de caso reais para simular a aplicação do conhecimento. Elaboração de hipóteses diagnósticas e devolutivas eficazes.

Bônus: O aluno tem direito a uma hora de supervisão. 


Nosso Diferencial

Contamos com profissionais capacitados para ministrar este curso.  Facilitador especialista em neuropsicologia infantil e avaliação psicológica.Nosso diferencial é o aluno ter acesso direto com o professor para tirar suas dúvidas, se houver. Conta com material didático em PDF e aulas em vídeo. Conteúdo atualizado e baseado em evidências científicas.  Certificado ao final do curso.

 

Curso de Formação em Avaliação Psicológica Público-Alvo

o Curso de Formação em Avaliação Psicológica Infantil é destinado a Psicólogos e Estudantes de Psicologia a partir do 7º semestre.

Curso Formação em Avaliação Psicológica: Conteúdo

Introdução – Conceitos e Definições – Avaliação Psicológica x Psicodiagnóstico?
Introdução a Avaliação psicológica infantil (crianças e adolescentes)
O processo de avaliação psicológica - Passos do Processo de Avaliação Psicológica
Principais Técnicas de Avaliação Psicológica Infantil.
Seleção e utilização de instrumentos psicológicos.
Principais resoluções do CFP sobre avaliação psicológica e questões éticas.
Entrevista inicial e Anamnese (com a criança /adolescente/pais e/ou cuidadores) (modelos de entrevista editável em word).
Principais instrumentos de Avaliação da Inteligência: CPM-RAVEN, Columbia, TDRI,
WISC IV- Escala de Inteligência Wechsler para crianças
Principais instrumentos de avaliação da atenção e memória: D2-R,  FDT; Figuras Complexas de Rey, TIME-R.
Principais instrumentos de avaliação da personalidade e aspectos emocionais e comportamentais: Teste das Pirâmides coloridas de Pfister
Escalas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Escalas clínicas de Depressão e Ansiedade
Vineland-3 (TEA, TDAH etc)
SRS-2 (TEA)
A utilização de Fontes complementares na avaliação psicológica: Baralhos diversos, família terapêutica; Terapia infantil; eu na escola; livros;
Interpretação dos resultados, raciocínio clínico (interpretação qualitativa e quantitativa)
Elaboração do laudo psicológico (será disponibilizado modelo de laudo psicológico e Atestado Psicológico editável em word).
Entrevista devolutiva.
Materiais livres complementares serão disponibilizados: entrevistas, escalas de Autismo, TDAH, depressão ansiedade etc.

 

 

Coordenadores e Professores

Me. Roberta Fernandes Lopes do Nascimento

Me. Roberta Fernandes Lopes do Nascimento

Mestre e Especialista

Diretora Executiva, Psicóloga (PUCRS), Mestre em Psicologia (PUCRS) (Intervenção e Avaliação Psicológica no Ciclo Vital (PUCRS - Colocação: 1º lugar), Especialista em Psicologia Jurídica Especialista em avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Supervisora e Professora do Núcleo Médico Psicológico nas Disciplinas de RH e Avaliação Psicológica. Experiência em avaliação psicológica para concursos; orientação profissional, desenvolvimento de carreira, dinâmica de grupo, coaching, acompanhamento funcional, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, palestras, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Credenciada pela Polícia Federal para avaliação de Porte de Arma. Ganhadora do Prêmio Top Of Business 2009. Professora convidada em cursos de pós-graduação. Coautora de diversos artigos. Coautora dos livros: Pensar emagrece, Terapia de bolso, Psicologia Positiva, Seleção RH, Antiansiedade, Eu na escola, Exercícios de memória, Não me toque, Meus pais se separaram: e agora?. Inteligência emocional, Terapia infantil, Felicidade, Mediação de Conflitos, Seleção por competências, Tipo Assim, Tchau TOC, Exercícios de Atenção da TDAH, Saúde Mental, Classifique os Bichos, Ansiedade Infantil. Coautora do capítulo, “Funções Executivas: A Regência de uma Orquestra” no livro “Ciclo Vital- Perspectivas contemporâneas em avaliação e intervenção” (Edipucrs, 2015). Organizadora e coautora dos Livros: Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de crianças e adolescentes e: Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de adultos e idosos  ( Editora Artesã, 2020); Avaliação Psicológica Psicossocial (Editora Artesã, 2021). Família Terapêutica da Coleção Avaliação e Intervenção (Editora Artesã, 2021). Baralho Autismo (Editora Artesã,2021).

Dra. Regina Maria Fernandes Lopes,

Dra. Regina Maria Fernandes Lopes,

Pós-Doutorado em Psicologia

Psicóloga (PUCRS), Neuropsicóloga, Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS), Doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS), Mestrado em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Psicologia Clínica – Ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS), Especialista em Reabilitação Neuropsicológica (HC-FMUSP), Especialista em Neuropsicologia, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Coordenadora, Supervisora dos cursos de pós-graduação e extensão em Avaliação Psicológica/Neuropsicológica e em Reabilitação do Núcleo Médico Psicológico.  Coautora e autora de diversos artigos. Coautora dos livros em forma de caixinha: Pensar emagrece, Terapia de bolso, Psicologia Positiva, Seleção RH, Antiansiedade, Eu na escola, Exercícios de memória, Não me toque, Meus pais se separaram: e agora?. Inteligência emocional, Terapia infantil, Felicidade, Mediação de Conflitos, Seleção por competências, Tipo Assim, Tchau TOC, Exercícios de Atenção da TDAH, Saúde Mental, Classifique os Bichos, Ansiedade Infantil. Dos  capítulos intitulados: ”Avaliação Neuropsicológica Infantil: Aspectos históricos, teóricos e técnicos”, no livro “Avaliação Neuropsicológica Infantil” (Sinopsys, 2017); “Treinamento cognitivo em idosos”, no livro “Envelhecimento e saúde mental (Edipucrs, 2016); “Funções Executivas: A Regência de uma Orquestra”  do livro “Ciclo Vital- Perspectivas contemporâneas em avaliação e intervenção” (Edipucrs, 2015), Reabilitação neuropsicológica para adultos com quadros neurológicos, no livro Avaliação e intervenção no ciclo vital: da promoção de saúde à prática clínica (Hogrefe, 2019). Organizadora e coautora dos Livros: Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de crianças e adolescentes e: Reabilitação neuropsicológica: Avaliação e intervenção de adultos e idosos  ( Editora Artesã, 2020); Como lidar com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) (Editora Hogrefe, 2020). Avaliação Psicológica Psicossocial (Editora Artesã, 2021). Família Terapêutica da Coleção Avaliação e Intervenção (Editora Artesã, 2021). Baralho Autismo (Editora Artesã,2021).

Curso de Formação em Avaliação Psicológica Infantil

O curso conta com vídeo aulas, material didático das aulas, e artigos e testes complementares.

Curso Formação em Avaliação Psicológica Infantil (120h):

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Apresentação e Cronograma do Curso
Form.Avalpsi. Apresentação Disponível
Form.Avalpsi. Apresentação
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Processo de Avalpsi Infantil, Aula m Vídeo, Material Didático
Processo de Avaliação Psicológica infantil Disponível
Processo de Avaliação Psicológica Infantil
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Avaliação Psicológica Infantil.Como Fazer. Passos
Avaliação Psicológica Infantil.Como Fazer. Passos Disponível
Avaliação Psicológica Infantil.Como Fazer. Passos
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Entrevistas semi estruturadas Crianças e Adolescentes
Prática em Avaliação psicológica & Entrevistas. Disponível
Prática em Avaliação psicológica & Entrevistas.
Acessar
Entrevistas Clínicas Disponível
Entrevistas Clinicas
Acessar
Capítulos e artigos Disponível
Capítulos e artigos
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aplicação, correção e interpretação do WISC-IV
Apresentação Curso do WISC-IV Acesso Grátis
Apresentação Conteúdo WISC-IV
Acessar
Aula 1 Material didático Curso Aula WISC-IV Disponível
Material didático Curso Aula WISC-IV
Acessar
Aula 2 WISC-IV. Aula em Vídeo 1 Disponível
Aula 2 WISC-IV. Aula em Vídeo 1
Acessar
Aula 3 WISC-IV.Aula em Vídeo 2 Disponível
Aula 3 WISC-IV.Aula em Vídeo 2
Acessar
Avaliação Curso Aula WISC-IV e artigos Disponível
Exercício avaliativo. e artigos
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
WASI : Aplicação, Correção e elaboração da síntese
Aula 1 WASI Material didático e aula em video Disponível
Aula 1 WASI Material Didático e Aula em vídeo
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 6: Avaliação da Inteligência III(Raciocínio Lógico).CCMS-3.CPM.Raven.TDRI.
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 7: Avaliação psicológica da Atenção D2-R
Módulo 7: Avaliação psicológica da Atenção D2-R Disponível
Módulo 7: Avaliação psicológica da Atenção D2-R
Acessar
Apresentação Curso d-2 R Disponível
Apresentação
Acessar
Aula 1.Descrição do d-2-R Disponível
Descrição do d-2-R
Acessar
Aula 2.Aplicação do D2-R Disponível
Aplicação do D2-R
Acessar
Aula 3.Correção do d2-R Disponível
Correção do d2-R
Acessar
Aula 4.Interpretação do d2-R Disponível
Interpretação do d2-R
Acessar
Aula 5.Artigos e materiais complementares 1 Disponível
Artigos e materiais complementares 1
Acessar
Aula 6/Avaliação Disponível
Tema 6/Exercício avaliativo
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 8: Avaliação das Funções Executivas. FDT Teste dos Cinco Dígitos
Apresentação Curso FDT Disponível
Apresentação Conteúdo FDT
Acessar
Aula 1.Apresentação do FDT Disponível
Apresentação do FDT
Acessar
Aula 2.Objetivos e aplicação do FDT Disponível
Objetivos e aplicação do FDT
Acessar
Aula 3.Aspectos Teóricos e Funções Executivas Disponível
Aspectos Teóricos e Funções Executivas
Acessar
Aula 4.Desenvolvimento do FDT Disponível
Desenvolvimento do FDT
Acessar
Aula 5.FDT o que avalia e normas de aplicação Disponível
FDT o que avalia e normas de aplicação
Acessar
Aula 6.Normas para correcao e interpretação do FDT Disponível
Normas para correcao e interpretação do FDT
Acessar
Aula 7.Estudo de caso com FDT Disponível
Estudo de caso com FDT
Acessar
Aula 8/Avaliação Disponível
Tema 8/Exercício avaliativo
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 9; Avaliação da Memória. FCR e Time-R
Aula 1.Avaliação da Memória. FCR e Time-R Disponível
Tema 1.Avaliação da Memória. FCR e Time-R
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
As Pirâmides Coloridas de Pfister
Apresentação Curso Pfister Acesso Grátis
Apresentação
Acessar
Aula 1 Disponível
Histórico, normas de aplicação e registro do Pfister
Acessar
Aula 2 Disponível
Normas de aplicação e Registro Pfister
Acessar
Aula 3 Disponível
Correcao Informatizada do Pfister
Acessar
Aula 4 Disponível
Análise dos Resultados do Pfister Criancas e Adolesc.
Acessar
Aula 5 Disponível
Analise dos resultados, sinais especiais , sindromes
Acessar
Aula 6 Disponível
Caso com resultados Criança
Acessar
Aula 7 Disponível
Material complementar artigos
Acessar
Aula 8/Avaliação Disponível
Tema 8 /Exercício avaliativo
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 11: Escalas Complementares- Ansiedade,Depressão, TDAH,TOD
Aula 1.Módulo aula XII.Escalas div. fontes complem. material didático Disponível
Aula 1.Módulo aula XII.Escalas div. fontes complem. material didático
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 12: Escalas Complementares- TEA e Desenvolvimento
Aula 1 Disponível
Tema 1
Acessar
Aula 2 Disponível
Tema 2
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Módulo 13: Laudo Psicológico e Atestado Psicológico
Aula 1 Laudos e documentos de Avaliaçoes Psicológicas Disponível
Tema 1.Laudos e documentos de Avaliaçoes Psicológicas. material didático
Acessar
Aula 2 Materiais finas diversos Disponível
Tema 2 Materiais finais diversos
Acessar

  • Cielo v3 CréditoÀ Vista por R$890,00
  • 2x de R$445,00 (R$890,00)
    3x de R$296,67 (R$890,00)
    4x de R$222,50 (R$890,00)
    5x de R$178,00 (R$890,00)
    6x de R$148,33 (R$890,00)
  • PagHiper Boleto/PixÀ Vista por R$850,00